A história da Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos começou em 22 de maio de 1952, na sede do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, localizado, na época, à Avenida Treze de Maio, 44/ 9º andar, sala 901, no Estado do Rio de Janeiro.

 

Ali nasceu a Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, sendo reconhecida pelo Ministério do Trabalho, em 17 de novembro de 1952, através da Carta Sindical assinada pelo, então, Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, José de Segadas Viana.

 

Foram cinco os Sindicatos fundadores, devidamente representados pelos seguintes presidentes e diretores: Odilon Furtado de Oliveira Braga e Álvaro Lopes da Silva (Rio de Janeiro); Ângelo Parmigiani e Armando Seabra (São Paulo); Felipe Marçal Weinmann e Wilson Schaerer (Rio Grande do Sul); Ernani Miranda Lima e Wilson Coelho Leão (Minas Gerais); Dante de Oliveira Buffone e Luiz Magno Victor (Bahia), que, acreditando na força e na capacidade da categoria profissional de Vendedores Pracistas e Viajantes, transformaram a já existente Associação Profissional dos Vendedores e Viajantes do Comércio no que é, hoje, a FENAVENPRO.

 

Com a missão de instalar a Federação Nacional e projetá-la nos meios sindicais, Odilon Furtado de Oliveira Braga, nosso patrono, que presidiu a entidade de 1952 a 1956, adquiriu uma sede própria e deu os primeiros passos no Congresso Nacional para pressionar a tramitação do Projeto de Lei que viria a regulamentar as atividades profissionais dos Vendedores Viajantes do Comércio.

 

Em 18 de outubro de 1957, foi sancionada a Lei nº 3.207, que regulamenta as atividades dos empregados Vendedores, Viajantes ou Pracistas, pelo, então, Presidente da República Juscelino Kubitschek. Em 14 de julho de 1975, foi sancionada a Lei nº 6.224, que regulamenta o exercício da profissão de Propagandista e Vendedor de Produtos Farmacêuticos, sancionada pelo Presidente Ernesto Geisel.

 

No dia 13 de dezembro de 1979, o Ministro de Estado do Trabalho da época, Murillo Macêdo, estendeu a representação desta Federação Nacional de Vendedores e Viajantes para Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos, passando esta entidade a representar as duas categorias profissionais diferenciadas.

 

Em 28 de outubro de 1992, na sede desta Federação, tomaram posse os novos membros efetivos da diretoria e, em 1996, a Federação Nacional mudou-se para uma nova sede, à Rua Álvaro Alvim, 21/4º andar, Cinelândia, na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, local de importante cenário político, onde permanece até hoje. Nesta época, teve início a gestão do Presidente Edson Ribeiro Pinto, com o compromisso de impulsionar esta Federação Nacional, tornando-a conhecida, nacional e internacionalmente. Esta entidade foi fundadora da U.L.A.Vi.M. (Unión Latinoamericana de Visitadores Médicos), em 1996, e tornou-se filiada à UNI Global Union (Sector UNI Viajeros), em 2002. A sua constante atuação nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, fortaleceu-se com a Assembleia Nacional Constituinte e com a Constituição da República Federativa de 1988, época em que o atual Presidente, que já era Diretor da Federação, trabalhou arduamente para a manutenção dos Direitos Trabalhistas tão duramente conquistados ao longo desses anos, e para a manutenção do artigo 8º da Constituição Federal, que trata especificamente do sindicalismo.

 

Hoje, a Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos conta com 27 Sindicatos Filiados, em todo o território Nacional.